Como avaliar a condição corporal do seu cão

Como avaliar a condição corporal do seu cão

Como avaliar a condição corporal do seu cão

Manter um peso e uma condição corporal saudáveis é uma das coisas mais importantes que você pode fazer pela saúde de seu cachorro a longo prazo. E um cão saudável é um cão magro.

 

Mas como saber se seu cachorro é magro? E quão magro é muito magro? Uma maneira simples de medir e monitorar se seu cão está no escore certo é por meio de testes simples de condição corporal. Aqui está um guia para avaliar a condição corporal do seu cachorro em casa.

 

Por que manter seu cão magro é tão importante 

Em média, 40% dos cães nos Brasil estão com sobrepeso ou obesos. Muitos veterinários consideram o excesso de peso uma das maiores ameaças à saúde que os pets enfrentam. Para um cão, o excesso de peso traz consequências significativas para a saúde - está relacionado a várias doenças, incluindo artrite, doença renal crônica, doenças no trato urinário, doença hepática, diabetes, insuficiência cardíaca, pressão alta e câncer.

 

E não é preciso muito peso extra para começar a ver esses efeitos negativos. Embora tendamos a pensar em “alguns quilos” em termos humanos - não é grande coisa - para um cão, esses poucos quilos podem ser um perigo para a saúde.

 

Ao mesmo tempo, é importante que seu cão não fique muito magro, o que pode significar que ele perde massa muscular e gordura corporal saudável.

 

É por isso que ser preciso sobre as porções é tão importante, e porque nós facilitamos a atualização das porções conforme as necessidades do seu cão mudam.

 

Condição corporal: uma medida fundamental

É uma boa ideia monitorar o peso do seu cão, verificando-o regularmente em casa ou durante as visitas ao veterinário e garantindo que ele permaneça dentro dos parâmetros saudáveis ​​para a raça, tamanho e idade do seu cão.

 

Obter uma imagem precisa de sua condição corporal é tão importante quando se trata de controle de peso, porque o peso não diz tudo, e cada cão é diferente. Um cachorro de 8 kg pode estar muito magro pra uma raça e para outra pode estar gordinho, e essa é uma informação vital quando se trata de determinar e atualizar o tamanho das porções.

 

Os veterinários avaliam a condição corporal do seu cão pela visão e pelo toque usando uma ferramenta chamada Escore de Condição Corporal (ECC). Normalmente, usando uma escala de 1 a 9 pontos que varia de muito magro (1) à obeso (9), eles determinarão se seu cão precisa perder, manter ou ganhar peso, visando a faixa ideal de 4,5-5.

 

Você pode usar essa mesma técnica em casa para determinar quanta gordura há no corpo do seu cachorro. Não requer uma balança ou qualquer equipamento - apenas suas mãos, olhos e alguns minutos de atenção direta ao seu cão, o que provavelmente eles irão gostar! Testar a condição corporal desta forma funciona para qualquer cão, não importando seu tamanho ou quantidade de pêlo. Para cães com pêlos mais longos ou mais grossos, apenas certifique-se de confiar nos testes de toque, pois os contornos do corpo podem não ser visíveis.

 

Como medir a condição corporal

Com a ilustração abaixo como guia, teste as seguintes áreas em seu cão:

 

Costelas: Fique atrás do seu cão, em pé ou agachado. Olhe e sinta suas costelas, apalpando ao longo de sua caixa torácica.

 

Cintura: Enquanto você está nesta posição, observe seu contorno de cima. Passe as mãos suavemente pelo corpo do seu cão, desde a caixa torácica até o quadril. Procure o osso pélvico, procure e sinta suas vértebras lombares ou coluna vertebral.

 

Barriga: fique em pé ou sente-se ao lado do cão e observe sua forma de lado. Observe a inclinação da barriga quando ela encontra as patas traseiras. Se o seu cão tem pêlo mais comprido, você também terá que sentir essa inclinação.

Uma diretriz super simples para determinar a condição corporal do seu cão:

 

  • Se você pode ver claramente todas as suas costelas, ele está muito magro.
  • Se você pode facilmente sentir, mas não ver suas costelas, ele está em uma condição corporal ideal.
  • Se você não consegue sentir suas costelas devido a uma camada de gordura, ele está acima do peso.

Abaixo, mais detalhes sobre a avaliação da condição corporal.

 

Condição corporal ideal

O que procurar:

 

  • As costelas não são claramente visíveis quando você está longe de seu cão, olhando de lado (observe que em alguns cães de pêlo curto, as últimas costelas podem ser visíveis se você estiver perto).
  • Um leve formato de ampulheta, estreitando em uma “cintura” na frente de suas patas traseiras quando olhado de cima. As costelas devem ser um pouco mais largas do que a cintura.
  • De lado, uma prega abdominal é visível - isto é, a área abdominal atrás de suas costelas se inclina para cima quando encontra suas patas traseiras, em vez de formar uma linha reta da perna da frente para a perna de trás.

  

O que sentir:

 

  • As costelas são facilmente sentidas com dedos planos e sem muita pressão, com apenas uma leve camada de músculo cobrindo-as.
  • Um leve formato de ampulheta à medida que sua cintura se estreita à frente das patas traseiras. Se o seu cão tiver pêlo mais comprido, pode não ser possível ver esta forma claramente, por isso certifique-se de sentir esta área.
  • Se seu cão tem pelo muito longo ou espesso, você pode não ver a prega abdominal com clareza, por isso é importante sentir essa área.

 

Embora os cães variem muito no formato do corpo e no volume do pelo e do pelo, esses testes funcionam para quase todas as raças. Algumas exceções incluem Buldogues Ingleses e Pugs devido à sua forma mais entroncada e excesso de pele. Raças como Greyhounds e Whippets estarão naturalmente no lado mais magro. Suas costelas e cintura podem parecer mais proeminentes em condições ideais, mas você ainda deve sentir alguns músculos e gordura cobrindo-as.

 

Abaixo do peso

O que procurar:

 

  • Todas ou a maioria das costelas são claramente visíveis quando você está longe de seu cão. Observe que se o seu cão tem pêlos compridos, as costelas podem não ser tão visíveis, mas ainda podem estar abaixo do peso, então é importante apalpar.
  • Os ossos do quadril e a coluna são visíveis.
  • Uma prega abdominal muito exagerada.

 

O que sentir:

 

  • As costelas são proeminentes, com pouca ou nenhuma gordura palpável.
  • Uma sensação “ossuda”.
  • Uma cintura exagerada.

 

Sobrepeso

 O que procurar:

 

  • Você pode ver apenas uma leve reentrância abdominal, ou nenhuma.
  • A cintura pode ser visível, mas não será proeminente; ou seu formato vai parecer “reto” da caixa torácica aos quadris.

 

O que sentir:

 

  • As costelas podem ser sentidas, mas com uma camada mais pesada de gordura cobrindo-as. Elas só podem ser sentidas com uma pressão significativa.

 

Muito acima do peso 

O que procurar:

 

  • Sem cintura visível. Eles podem ter a forma de um barril quando vistos de cima.
  • Nenhuma reentrância abdominal visível quando visto de lado; em vez disso, o abdome terá um aspecto pendular.

 

O que sentir:

 

  • Será muito difícil sentir as costelas sob uma espessa camada de gordura.
  • Os excessos de gordura podem ser sentidos nas costas, na base da cauda e abaixo do pescoço.
  • Nenhuma cintura evidente; em vez disso, eles podem ser arredondados conforme você os sente.

 

Medindo a condição corporal de filhotes

Os filhotes têm uma maciez adorável de bebê que pode criar a impressão de que não há problema em serem robustos. E eles estão em constante desenvolvimento, então os tutores querem ter certeza de que eles estão recebendo comida suficiente para garantir esse crescimento.

 

Mas é tão importante ficar de olho na condição corporal do seu filhote quanto no caso de um cão adulto, e o mesmo tipo de teste de olhar e toque que se aplica a cães adultos pode ser usado no seu pequenino. Manter o controle do peso do seu filhote e certificar-se de que ele está na condição corporal certa é uma ótima maneira de prepará-lo para uma vida inteira de boa saúde.

 

Quando começar a avaliar

Antes dos quatro meses, seu filhote pode não ter uma cintura definida e pode ter uma barriga arredondada e outras marcas de um filhote saudável e de crescimento rápido. O peso corporal de um filhote geralmente dobra de 8 a 10 dias após o nascimento. Entre 1 e 2 meses de idade, o ganho de peso médio diário será em torno de 3 gramas/kg.

 

Depois de quatro meses, você pode começar a monitorar sua condição corporal usando os mesmos métodos descritos acima.

 

 

 

 

Deixe um comentário

* Necessário