Quanto de exercício os cães precisam?

Quanto de exercício os cães precisam?

Quanto de exercício os cães precisam?

  • A resposta mais curta: pelo menos 30 minutos. 
  • A resposta mais longa: se possível, mais tempo! Se você tem um cão saudável e ativo, pelo menos 60 minutos por dia.
  • Caminhar é importante para o exercício físico e mental. Mesmo se você tiver um quintal, tente sair para passear.
  • A estimulação mental é uma parte importante desta atividade.

 

Quanto mais aprendemos sobre os benefícios do exercício, mais parece que existem poucas áreas das nossas vidas e da nossa saúde, que não melhoram com a atividade física.

 

 E, como tantas coisas, os benefícios se aplicam igualmente a cães e humanos.

 

O exercício auxilia no controle de peso, alivia o estresse, ajuda prevenir uma série de doenças e também é a chave para a saúde mental de um cão e, consequentemente, seu comportamento. A parte bonita disso, é que para as pessoas que têm cachorros, colher todas essas recompensas juntos é muito mais divertido - é realmente uma situação em que todos ganham.

 

Estudos convencionais afirmam que os cães devem ter um mínimo de 20 a 30 minutos por dia, mas isso é realmente o suficiente? Cães grandes requerem mais exercícios do que cães pequenos? Caminhar é o suficiente?

 

Aqui está o que você precisa saber sobre como ter certeza de que seu cão está fazendo exercícios suficientes, por que isso é tão importante e como fornecer mais.

 

Por que mais exercícios?

 

Pode não haver correlação direta entre doença e exercícios - você não pode dizer “se eu fizer exercícios, não terei doenças cardíacas” - no entanto, a correlação indireta é que sem exercícios vem a obesidade, e com a obesidade vêm os problemas cardiovasculares, problemas de pele, doenças respiratórias e o aumento da incidência de tantos distúrbios.

 

O exercício também é importante para manter a integridade das articulações de um cão. Na verdade, se um cachorro tem um problema articular, muitos veterinários geralmente sugerem exercícios para fortalecer os músculos que sustentam a articulação.

 

O exercício frequente também foi associado a uma redução da sensação de medo nos cães. Estudos recentes mostraram que cães que se exercitaram por períodos mais longos mostraram menos agressividade, menos medo e níveis mais baixos de ansiedade de separação do que cães não tão ativos.

 

A ciência é tão conclusiva que alguns países tentaram tornar o passeio com os cães uma questão de lei. Em 2020, uma lei foi introduzida na Alemanha que obrigava os proprietários de cães do país a passear com seus cães duas vezes por dia por pelo menos uma hora no total. Como observou o ministro responsável pelo projeto de lei, “Cachorros não são brinquedos fofinhos. Eles também têm suas próprias necessidades, que precisam ser levadas em consideração”.

 

Quanto de exercício um cachorro realmente precisa?

 

Assim como acontece com tantas questões de saúde e bem-estar, a resposta para "quanto exercício é suficiente?" depende do seu cão - idade, raça, nível de energia e personalidade. No entanto, todos os cães capazes de se movimentar se beneficiam do exercício diário.

 

30 minutos por dia é talvez a cota mais citada. E para alguns cães está tudo bem. Se você tem um cachorro de raça “toy” ou uma raça menos ativa como um Bulldog, pode começar com três caminhadas por dia, totalizando cerca de 30 ou 40 minutos. Você pode descobrir que seu cão tem mais energia para brincar além disso, então procure qualquer comportamento que indique tédio ou frustração.

 

Para muitos cães, porém, você deve ter como objetivo pelo menos uma hora por dia de exercício. Se você tem um cão adulto saudável, esta é uma boa linha de base.

 

Greyhounds, whippets e outros sighthounds não são feitos para corridas de longa distância, por exemplo. Raças de focinho curto ou braquicefálicos, como os pugs, não são adequadas para exercícios intensos e prolongados (mas ainda precisam caminhar!). Verifique com seu veterinário sobre quaisquer condições que possam restringir os exercícios, como problemas nas articulações, no coração ou neurológicos.

 

Se você está pensando em comprar um cachorro, certifique-se de levar em consideração o exercício ao combinar seu cachorro com seu estilo de vida.

 

Não apenas sair para o xixi: a importância de caminhar

 

Caminhar é a coisa mais natural do mundo, tanto para humanos quanto para caninos. No entanto, essa atividade simples é extremamente importante.

 

Para a maioria dos cães de cidade, é claro, a caminhada é a principal forma de exercício. Sair e caminhar fornece uma atividade de queima de calorias muito necessária, o que ajuda na manutenção do peso. Mas os benefícios de caminhar não param por aí - uma caminhada rápida também pode manter as articulações saudáveis, e passeios regulares podem até ajudar na saúde urinária e digestiva.

 

As caminhadas são momentos de união, ajudando a cimentar uma relação de confiança entre você e seu cão.

 

Eles também fornecem muito estímulo mental - permitir que seu cão ande em áreas diferentes fornece um mundo de informações sensoriais e ensina seu cão a interagir com pessoas, objetos e outros cães.

Além de caminhar

 

Embora caminhar seja essencial, muitos cães se beneficiam com outras formas de exercício que ajudam a desenvolver força, resistência e equilíbrio.

 

Para cães ativos e saudáveis, a variedade de exercícios é importante. Os cães são animais aeróbicos e são feitos para correr e correr distâncias, com descanso periódico. Portanto, só caminhar com a coleira não resultará em treino de condicionamento.

 

Para cães ativos, procure atividades que permitam mais esforço do que uma caminhada. Alguma atividade aeróbica, com atividades de aumento de velocidade e força duas a três vezes por semana.

 

Dependendo do seu cão, isso pode acontecer em forma de caminhada ou corrida (sem coleira ou com você), natação, brincar com outros cães, buscar bolinha em alta velocidade, entre outros.

 

Exercícios como estes podem ajudar a melhorar a flexibilidade e mobilidade do seu filhote e aumentar a força, o que pode ajudar a proteger as articulações.

 

Particularidades

 

Cães mais velhos: Todo mundo desacelera em um determinado momento, mas é importante manter seu cachorro sênior saudável e em movimento. Desacelerar demais nos exercícios torna-se um ciclo vicioso, pois a imobilidade gera imobilidade, o que aumenta os riscos de problemas nas articulações, bem como a obesidade e todas as suas doenças relacionadas. Se o seu cão parecer sentir dor ao caminhar, consulte o seu veterinário.

 

Cães pequenos: Embora a necessidade de exercícios de um cão possa variar de acordo com sua raça, é importante notar que o tamanho não é um fator tão importante quanto você pode pensar. Muitos cães de pequeno porte deixam de fazer exercícios (e treinamentos) cruciais porque supõe-se que eles simplesmente não precisam deles ou ficam felizes em serem carregados.

 

Mesmo quando se trata de raças como Chihuahuas, a maioria dos cães se beneficia de pelo menos duas a três caminhadas e pelo menos 30 minutos de exercício por dia. Uma condição a ser observada é a luxação de patelas (algo comum em Chihuahuas) - isso pode limitar a capacidade dos cães para coisas como pular e pode predispô-los a desenvolver ruptura de ligamento se não for corrigido.

 

Filhotes: Se você tem um filhote muito bebê, é comumente recomendado ir devagar quando se trata de fazer exercícios excessivos enquanto os ossos ainda estão crescendo. Mas, os filhotes ainda precisam brincar e se mover. Filhotes devem ser filhotes: devem brincar quando quiserem e descansar quando quiserem. Brincar, correr e dar cambalhotas são importantes para eles fortalecerem os músculos de suporte, tendões e ligamentos, e para ajudá-los a desenvolver equilíbrio e agilidade. Deixe seu cachorro andar, correr e brincar - e guarde as caminhadas intensas e atividades de pulos para quando ele for um pouco mais velho. Agora é um ótimo momento para se concentrar em exercícios mentais e treinamento.

 

Como fornecer mais exercícios

 

Procure fazer três caminhadas por dia, no mínimo. Embora farejar seja bom para os cães, aproveite ao máximo os benefícios cardiovasculares de caminhar, mantendo um ritmo acelerado por 20 minutos inteiros antes de permitir uma pausa para farejar como "recompensa".

 

Deixando de lado as caminhadas, existem muitas outras maneiras. Tal como acontece com os humanos, até mesmo curtos períodos de atividade são úteis e somam mais calorias queimadas e um cão mais calmo e saudável.

 

Faça acontecer: se você tem um quintal, um jogo diário de buscar com uma bola de tênis não é nada complicado.

 

Brincadeiras em casa

 

Sem espaço? Sem problemas. Mesmo se você morar em um apartamento, ainda é possível exercitar seu cão.

 

Brincar com a bolinha no corredor podem ser uma forma acessível de exercício divertido (pisos acarpetados ou outras superfícies não escorregadias são melhores).

 

Brincar de puxar: você não precisa de muito espaço para um jogo de puxão, que tem o benefício adicional de fornecer a você e ao seu cão bons exercícios em um curto período de tempo. Use um brinquedo de corda.

 

Se você tem espaço e recursos, e um cão que precisa de muitos exercícios, considere uma esteira se você não puder fornecer exercícios ao ar livre suficientes. Certifique-se de começar devagar, nunca amarre seu cão ao equipamento e supervisione-o o tempo todo (e lembre-se de que caminhar na esteira não substitui totalmente a caminhada ao ar livre).

 

O exercício mental também é exercício

 

O esforço físico é apenas parte da equação do exercício. O exercício mental pode realmente queimar a energia do seu filhote tanto quanto a atividade física e pode ter todos os tipos de outros benefícios comportamentais.

 

Existem muitos jogos mente-corpo que você pode improvisar com coisas que você já tem em casa.

 

Esconde-esconde: seu cão experimenta muito do mundo pelo cheiro, então vá para o lado olfativo. Jogos como esconde-esconde são uma ótima maneira de exercitar a mente, o corpo e as habilidades de memorização. Esconda petiscos ou objetos cobiçados pela casa. Rastreá-los manterá seu cão ocupado e queimará energia mental e física. O jogo pode ser uma forma de distraí-lo de você - criar algum espaço e não ter seu cão seguindo você em todos os lugares o dia todo pode ajudar a evitar a ansiedade de separação.

 

Jogos de caixa: use caixas de papelão para jogos de olfato também. Com seu cachorro em outro cômodo, esconda petiscos em uma das poucas caixas. Em seguida, deixe seu cão farejar o caminho para a recompensa.

 

Dias de treino: se você tem lidado com qualquer comportamento indesejável ou sempre quis trabalhar uma habilidade específica dele, dedique algum tempo a cada dia ao treinamento. Se o seu cachorro tem tendência a receber visitas latindo e pulando ou corre para a rua, você pode trabalhar comportamentos como sentar e permanecer em um local quando a porta da frente abre ou a campainha toca. Comece devagar; fazer progressos leva tempo, paciência e consistência. Muitos instrutores em todo o país estão até oferecendo treinamento virtual.

 

Se você tem um cachorro grande ou pequeno, uma raça ativa ou mais quieta, o ponto principal é que todos os cães precisam de atividade física e mental. Eles adoram estar ao ar livre, adoram cheirar com seus focinhos hipersensíveis e adoram caminhar e correr. Acima de tudo, eles adoram estar com você, então, saiam juntos.

 

 

 

 

Deixe um comentário

* Necessário