O guia essencial para a adoção de um cachorro

O guia essencial para a adoção de um cachorro

O guia essencial para a adoção de um cachorro

A decisão de dar boas-vindas a um cão em sua vida e em sua família depende de muitas coisas, e há inúmeras opiniões e opções sobre a criação do seu filhote. Porém, quando se trata de encontrar seu novo membro da família, há um excelente ponto de partida – uma organização local de resgate ou abrigo. Desde a infinita variedade de animais de estimação adotáveis ​​disponíveis à recompensa de dar uma segunda chance a um filhote que espera por seu lar, há muitos motivos para resgatar seu próximo animal de estimação.

 

Embora resgatar um cão possa ser uma tarefa óbvia, e agora cada vez mais pessoas estão optando por adotar, é importante ter certeza de que você considera as responsabilidades de possuir um cão e certificar-se de que você ficará com ele por um longo tempo.

 

Há muito o que saber sobre como encontrar o cachorro "certo" e começar com o pé direito ao levá-lo para casa. Aqui está nosso guia para um processo de adoção bem-sucedido, para você e seu cão.

 

Encontrando seu cachorro

 

Então você decidiu adotar um animalzinho - e agora? A expectativa de encontrar o cão certo para sua família pode parecer difícil, mas a boa notícia é que os abrigos e resgates possuem membros da equipe apaixonados que ajudarão a garantir que você encontre a combinação perfeita. Eles serão capazes de oferecer informações sobre cada animal, desde suas personalidades e o tipo de estilo de vida para o qual são mais adequados, até se são ou não amigáveis com outros cães.

 

Aqui estão alguns pontos importantes a serem considerados ao escolher seu amigo para sempre.

 

Você pode encontrar sua raça favorita (ou, melhor ainda, sua nova mistura favorita) 

 

É comumente assumido que os abrigos são apenas para vira-latas, e se você quiser uma raça específica, precisa procurar em outro lugar. Nada poderia estar mais longe da verdade. Se você realmente quer uma raça em particular, com alguma paciência, você até poderá encontrar em um abrigo.

 

Há uma grande variedade de animais em abrigos, e vale a pena conferir quando você começar sua busca.

 

É incrivelmente recompensador adotar um cachorro e saber que você ajudou a salvar uma vida. Dito isso, considere olhar além da ideia de uma raça específica. Alguns dos cães mais bonitos são mistos. Uma pesquisa também mostrou que os “vira-latas” podem ser menos propensos a certos tipos de problemas genéticos de saúde.

 

Considere seu estilo de vida

 

Mais do que raça ou aparência, considere a forma como um cachorro se encaixará em sua vida (e como você se encaixará na vida dele) ao pensar em adotar.

 

Leve em consideração o seguinte: 

  • Sua rotina de trabalho
  • O tamanho da sua casa/apartamento
  • Sua disponibilidade e disposição para passear e educar
  • O interesse (e alergias) dos outros membros de sua família

 

Se você trabalha por muitas horas e acha difícil estar em casa durante o dia, provavelmente um filhote não é para você, devido ao tempo e atenção constante que ele exige. Assim como, um cachorro de alta energia provavelmente não seja a escolha certa para alguém que não está interessado em exercícios diários ao ar livre.

 

Pense em como você gostaria de passar o tempo com seu novo amigo - você está procurando um cachorro de colo fofinho ou um companheiro de corrida ou caminhada? Além disso, certifique-se de se informar sobre quaisquer traços de personalidade ou comportamentos específicos. Cada cão é diferente, mas existem algumas características que comumente aparecem em certas raças. Beagles, por exemplo, são adoráveis, mas podem ser notoriamente teimosos; Border Collies são lindos, mas requerem MUITA estimulação mental e física ou podem se tornar difíceis de conviver.

 

É útil para os adotantes ter uma ideia do que estão procurando - tamanho, raça e nível de atividade são alguns dos fatores mais comuns.

 

Não importa que tipo de cão você escolha, é importante lembrar disso: todo cão precisa de exercícios, atenção e estimulação mental. Os cães pequenos precisam de tanto exercício quanto os outros cães. E embora alguns cães fiquem felizes com algumas caminhadas por dia, muitos outros precisam de muito mais atividade física. Se você não consegue se imaginar dedicando uma parte de cada dia a essas atividades, pode querer reavaliar ou adiar sua decisão.

 

Aqui está uma lista de verificação mental útil para o seu processo de adoção:

 

  1. Você tem tempo suficiente - e está interessado o suficiente - para passar um tempo caminhando com seu cão diariamente? Não se deve esperar que nenhum cão passe longos dias sozinho.

 

  1. Sua casa acomodará um cachorro? Isso não significa apenas que seu espaço físico pode acomodar um cachorro, mas todos em sua casa querem um cachorro e todos eles participarão de sua criação?

 

  1. Você será capaz de fornecer cuidados veterinários contínuos, que podem incluir não apenas exames anuais, vacinas, prevenção e tratamento de parasitas, mas possivelmente cuidados de emergência?

 

Não julgue pelas primeiras impressões

 

Tenha em mente que muitos cães em um ambiente de abrigo ou até na rua, podem parecer tímidos ou nervosos, mas essa não é necessariamente sua verdadeira personalidade. Um abrigo é um lugar assustador para alguns cachorros, por isso muitos não se dão bem em um canil. Cada cão é um indivíduo, e julgando um cão por sua aparência ou tamanho ou por seu comportamento durante um breve encontro não será uma maneira precisa de avaliar.

 

É difícil julgá-los com base no primeiro encontro - se um cachorro está encolhido no canto, não significa que ele é quieto e não goste de você, ele provavelmente está apenas com medo. Acontecem transformações incríveis, uma vez que os cães chegam em sua nova casa.

 

Trazendo seu cachorro para casa

 

Preparar você (e seu cão) vai exigir alguns suprimentos e a mentalidade certa.

 

Embora estocar o essencial, como comida e petiscos, seja importante, você também precisará de muita paciência e compaixão por seu novo amigo peludo, que está fazendo a transição para um ambiente completamente novo com humanos que ele ou ela podem não conhecer muito bem. Você também precisará de ajuda humana. Veja como se preparar.

 

Suprimentos e serviços

 

Antes de dar as boas-vindas ao seu novo animal de estimação, pense em: uma coleira, boa comida, tigelas, sacos para coletar cocô, uma cama e brinquedos.

 

Embora muitos abrigos cuidem do primeiro ano de vacinas e castração como parte da taxa de adoção, você também vai precisar de um veterinário para os check-ups, bem como para quaisquer dúvidas que possa ter durante suas primeiras semanas em casa. Procure também o hospital veterinário 24 horas mais próximo. Não espere até que você esteja enfrentando uma emergência real.

 

Comece o relacionamento da maneira que você deseja que continue

 

Estabeleça limites e regras imediatamente. Deixe seu novo amigo sair cheirando pela casa, mas não deixe que ele faça tudo o que quiser. Pode não ser fácil - quando você leva para casa um cachorro que passou por momentos difíceis, você quer dar tudo a ele; mas você, seu cachorro e o relacionamento de vocês serão melhores a longo prazo se você estabelecer limites e uma dinâmica de respeito. Cada situação é diferente, mas um bom ponto de partida é manter seu cão recentemente adotado fora da cama e dos móveis (pelo menos no início), garantir que ele espere educadamente pela comida e desestimule ele a pular em você ou outras pessoas. A primeira coisa é buscar respeito em vez de conforto.

 

Faça um planejamento para a rotina do dia-a-dia

 

Pense em algumas logísticas como:

 

Onde ele vai dormir?

 

Ele ficará limitado a uma parte de casa ou terá acesso a todos os lugares?

 

Quando você vai alimentá-lo e levá-lo para passear? Alguém vai ajudar?

 

Após um ou dois dias de adaptação, estabeleça uma rotina de alimentação, caminhadas e sono.

 

É uma boa ideia ter um cantinho que possa servir de base para o seu cachorro, e dará a ele um lugar para ir e relaxar. Deve estar localizado em algum local que não seja de passagem, mas não muito isolado. Permitir que seu cão vagueie livremente pela casa no início pode desenvolver rapidamente hábitos indesejáveis ​​(se ele pular em sua cama, por exemplo, e você não estiver lá para corrigir isso, ele acabou de aprender que pode subir na cama).

 

Dê tempo para a adaptação

 

Essa é uma das coisas mais importantes a se ter em mente para dar a vocês dois a melhor chance de manter a adoção. Os primeiros dias (ou mesmo semanas) podem não ser tranquilos. Seu cão adotivo pode ficar estressado ao ser levado para sua nova casa ou pode ser tímido e reticente em relação a interagir. Eles podem chorar, andar de um lado para o outro, ou podem apenas dormir muito. Seu cachorro está vindo de um ambiente onde há uma rotina e um conjunto de regras diferentes, pode levar semanas para um cão relaxar totalmente e começar a se adaptar a novas rotinas. Tente e mantenha as rotinas e o treinamento neste período inicial e é provável que ele se adapte perfeitamente.

 

Invista em treinamento

 

Seu filhote não só precisará de algum tempo para relaxar, mas também de um treinamento consistente para aprender as regras de sua casa. Considere consultar um adestrador - ele pode ajudar seu cão não apenas a aprender o básico, como sentar, evitar acidentes com xixi no lugar errado, mas também ajudá-lo a estabelecer os fundamentos de um relacionamento saudável e respeitoso. Esses fundamentos podem ser mais importantes para uma vida longa e feliz juntos do que ensinar a "dar a pata". Um bom adestrador também pode ajudar a resolver quaisquer problemas comportamentais que possam surgir, desde latir pela janela até pular sobre os convidados quando eles chegam.

 

Nem sempre é fácil, mas depois que você desenvolver um vínculo de confiança, seu relacionamento crescerá e a adoção será uma das melhores decisões que você já fez.

Deixe um comentário

* Necessário