Como decifrar o vômito do seu cão

Como decifrar o vômito do seu cão

Como decifrar o vômito do seu cão

Não importa o quanto você tente monitorar a saúde de seu cão, vômitos acontecem. Como os humanos, os cães vomitam ocasionalmente para expelir alimentos (ou outras substâncias) que não deveriam ter ingerido. Em muitos casos, este tipo de vômito único não é motivo de preocupação.

 

No entanto, os cães podem vomitar por vários motivos, muitos dos quais podem ser graves. Vômito não é um assunto muito bonito, mas entendê-lo fornece pistas importantes sobre a saúde do seu cão. Aqui estão algumas dicas para decodificar o que está por vir e o que fazer quando o vômito acontece.

 

Causas de vômito 

 

Uma pequena lista das muitas causas de vômito em cães inclui:

 

  • Indiscrição alimentar (comer algo que não deveria)
  • Parasitas (giárdia, ascaris, ancilóstomos)
  • Alergias alimentares
  • Toxinas
  • Efeitos colaterais de medicações
  • Envenenamento ou comida estragada
  • Infecção por parvovírus
  • Objeto estranho alojado no estômago ou intestino
  • Inchaço (dilatação vólvulo gástrica)
  • Pancreatite
  • Refluxo ácido
  • Tosse do canil
  • Trocar alimentos repentinamente ou comer alimentos altamente processados 

 

As causas do vômito se enquadram em duas categorias principais – primárias ou gástrica e secundárias ou não-gástrica. As causas primárias incluem indiscrição alimentar, causas infecciosas (parasitas / bacterianos / virais), ingestão de corpo estranho, doença inflamatória intestinal, refluxo ácido e outras condições, enquanto as causas não-gástricas incluem doenças metabólicas, endócrinas e sistêmicas (rins / fígado) e pancreatite.

 

Cor

 

A cor do vômito do seu cão pode fornecer alguma indicação sobre o que pode estar acontecendo dentro do corpo dele e se há um problema subjacente com o qual se preocupar.

 

O vômito pode ser de qualquer cor, do claro ao amarelo, ao vermelho e ao marrom. E pode ser um reflexo de qualquer coisa que o cachorro comeu - por exemplo, algo com corante alimentar.

 

No entanto, uma coisa a se notar: qualquer uma das condições acima pode fazer com que o vômito seja de qualquer cor, então não confie na cor como o único indicador de qual pode ser a condição subjacente.

 

Vômito esverdeado e amarelo

 

O vômito que é amarelo ou verde, ou parece espumoso, geralmente contém bile, uma substância que é produzida pelo fígado e que auxilia no processo digestivo. Se o vômito do seu cão for espumoso, pode indicar um acúmulo de ácido estomacal. Às vezes, os cães vomitam conteúdo biliar se ficarem muito tempo sem comer ou se estiverem vomitando com o estômago vazio ou com alta frequência.

 

O vômito biliar que ocorre pela manhã pode ser uma indicação de um distúrbio mais raro, a Síndrome do Vômito Bilioso. Alimentar seu cachorro tarde da noite ou com mais frequência pode resolver esse problema, mas você deve consultar seu veterinário para obter um diagnóstico.

 

O vômito verde também pode ocorrer se o seu cão comer grama, folhas ou outro material vegetal que irrite o estômago. É uma suposição comum que os cães comem grama quando estão se sentindo mal, para induzir o vômito, mas não há pesquisas conclusivas que comprovem isso. Sempre vale a pena ir ao veterinário se seu cão estiver exibindo sintomas como letargia, diarréia ou perda de peso, seja em conjunto com o consumo de grama ou não. E como algumas plantas são tóxicas para os cães, chame seu veterinário imediatamente se o seu cão comer material vegetal desconhecido e começar a vomitar.

 

Vômito marrom avermelhado e preto

 

Vômito vermelho vivo indica que seu cão está vomitando sangue (chamado de hematêmese). Pode ser um sinal de doenças gastrointestinais, inflamação do estômago (gastroenterite), lesão traumática ou ingestão de venenos. Vômito vermelho-escuro, vômito marrom-escuro, vômito preto ou vômito que se parece com borra de café também pode significar que seu cão está vomitando sangue, mas o sangue foi digerido ou parcialmente digerido, o que muda a cor. Se o seu cão está produzindo este tipo de vômito escuro, pode ser um sinal de úlcera estomacal, obstrução intestinal ou outra doença grave e é normalmente motivo para uma visita ao veterinário.

 

Alguns cães terão vômito marrom-escuro se comerem algo de cor marrom - como chocolate (que é tóxico para cães - se você suspeitar que seu cão ingeriu chocolate, procure atendimento veterinário imediato) - ou cocô. Se o vômito tiver um cheiro revelador, isso pode significar que seu cão se entregou à coprofagia, o que, embora não seja uma causa de preocupação imediata, deve ser observado.

 

Frequência

 

Quantas vezes seu cachorro vomitou? Um ou dois vômitos costumam ser menos preocupantes do que muitos episódios de vômito que não parecem diminuir. Todos os cães vomitam de vez em quando. Se eles vomitarem apenas uma vez, isso não é motivo de alarme na maioria dos casos. Vômito persistente (mais de uma ou duas vezes em 24 horas) pode ser um sinal de que algo está errado e vale a pena conversar com seu veterinário. Para cães adultos (não filhotes), retenha comida e água por pelo menos quatro a seis horas após o último episódio de vômito para permitir que o estômago do cão se acalme.

 

Regurgitação vs vômito

 

A regurgitação pode parecer vômito, mas é diferente. A regurgitação é o refluxo espontâneo dos alimentos antes de chegar ao estômago. Com a regurgitação, a comida sobe da mesma forma que desceu - tem a mesma aparência. Ocorre sem esforço e às vezes surpreende tanto o cão quanto o dono. Com o vômito, o cachorro fica com náuseas, se levanta, anda impacientemente e começa a fazer mímicas de vômito.

 

A regurgitação é menos comum do que o vômito, mas não é necessariamente menos grave. Se o seu cachorro regurgitar a comida apenas uma vez, provavelmente não é nada com que se preocupar. No entanto, a regurgitação frequente não é normal e pode indicar um sério problema de saúde. A regurgitação normalmente ocorre por causa de um problema esofágico - o tubo que vai da boca ao estômago. Problemas esofágicos congênitos, como megaesôfago, causados ​​por função nervosa anormal do esôfago, são provavelmente a causa mais comum de regurgitação, especialmente em cães mais jovens. Outras causas de regurgitação incluem hipotireoidismo, miastenia gravis (uma doença neuromuscular), um tumor que pode estar obstruindo o esôfago, hérnias de hiato e estreitamento do esôfago. Discuta os episódios de regurgitação com o seu veterinário para determinar a causa raiz.

 

O que fazer se seu cachorro estiver vomitando

 

O vômito pode ser um problema comum - uma simples dor de estômago que passa rapidamente - ou pode ser uma emergência. Mas como você pode determinar a gravidade do vômito do seu cão?

 

Primeiro, se o vômito for persistente, visite o veterinário aconteça o que acontecer. Além disso, qualquer quantidade significativa de sangue no vômito pode ser um sinal de emergência. Embora uma pequena mancha de sangue vermelho possa ser causada por uma simples irritação do estômago (geralmente devido ao próprio vômito), o vômito que é uniformemente vermelho brilhante, preto, vermelho escuro ou marrom escuro, ou o vômito que se parece com borra de café é uma emergência. Vá diretamente ao seu veterinário ou a um hospital veterinário de emergência se for no meio da noite ou no fim de semana. Seu cão pode estar com hemorragia interna e precisa de cuidados imediatos.

 

O vômito também pode ser um sinal de alergia alimentar. O vômito relacionado à alergia pode ocorrer horas ou dias após o consumo de alimentos, portanto, fique atento a quaisquer sintomas adicionais, como irritação na pele e coceira. Muitos tipos de rações comerciais contêm uma longa lista de ingredientes, incluindo enchimentos e aditivos alimentares, que podem causar inúmeras reações em cães, incluindo alergias de pele, vômitos e diarreia. Se você suspeita de uma alergia alimentar, também pode experimentar uma alimentação natural, o que permite que você fique de olho exatamente no que seu cão está comendo, já que tem menos ingredientes e ingredientes de melhor qualidade. Muitos tutores relatam uma grande melhora na saúde digestiva de seus cães depois de mudar para uma dieta nova.

 

Quando se trata de vômito, certifique-se de examinar qualquer comportamento relacionado. Seu cão está doente e apresentando outros sintomas (perda de apetite, letargia, diarréia, constipação) ou ele parece estar normal entre os episódios de vômito? Outros sinais de doença associados ao vômito significam que o cão deve ir ao veterinário.

 

Se seu cachorro vomitar com frequência, é um sinal de que algo não está bem, mesmo que ele pareça se recuperar rapidamente desses episódios. Se o cachorro está vomitando algumas vezes por semana durante um período de tempo, isso é algo que deve ser tratado.

 

Embora o vômito não seja sempre algo a se preocupar, é importante, como sempre, ficar atento e ficar atento aos sinais de alerta. Esperar muito para trazer seu cão para uma consulta veterinária pode permitir que um problema menor se torne um problema de saúde mais significativo.

Deixe um comentário

* Necessário