Por que meu cachorro come (e rola) na grama?

Por que meu cachorro come (e rola) na grama?

Por que meu cachorro come (e rola) na grama?

Quem não ama um passeio na grama? É um passatempo agradável que tanto as pessoas quanto os cães podem desfrutar. Mas às vezes os cães levam seu amor pela grama a outro nível, rolando nela ou até mastigando-a. E para alguns cães, rolar na grama não é o suficiente, a menos que também haja alguma substância extremamente aromática envolvida, como cocô ou um animal morto.

 

Por que os cachorros comem grama

 

Comer grama para os cães é extremamente comum. Mas por que eles se interessam por esta fonte de alimento não convencional?

 

Quando os cães comem compulsivamente coisas que normalmente não são consideradas comestíveis, isso é chamado Síndrome de Pica. E embora não haja respostas conclusivas para o antigo mistério de comer grama, existem algumas teorias, algumas mais sólidas do que outras.

 

Comer grama devido à falta de nutrientes vegetais

 

Uma linha de estudos afirma que comer grama é um comportamento vestigial que vem dos ancestrais dos cães: uma vez que os lobos consomem animais inteiros, eles ingerem regularmente o material vegetal no estômago de suas presas. Portanto, de acordo com essa teoria, os cães têm um impulso instintivo para comer esse tipo de coisa de vez em quando.

 

Da mesma forma, acredita-se que cães que comem grama ou plantas domésticas podem ter falta de clorofila ou outros nutrientes vegetais e fibras de suas dietas regulares (deve-se notar, porém, que cães que comem dietas balanceadas que contêm plantas também foram observados comendo grama). Os cães não conseguem digerir a grama adequadamente, então ela não oferece muita coisa no sentido de nutrientes (por isso não deve ser considerado um hábito "saudável"). Se você suspeitar que o seu cão não está recebendo vegetais suficientes em sua dieta (por exemplo, se ele comer ração), comece a introduzi-los como lanches frescos, com moderação. Você também pode adicionar uma pequena quantidade de ervas frescas e vegetais cozidos às refeições regulares do seu cão, ou mudar para uma alimentação natural que contenha vegetais frescos e delicadamente cozidos, que é ideal para fornecer nutrientes vegetais em uma forma digerível.

 

Comer grama para curar problemas digestivos

 

Outra teoria popular é que os cães comem grama para ajudar em casos de dores de estômago ou gases. Comer grama pode induzir vômito, mas um estudo com 15.000 cães conduzido pela UC Davis em 2008 descobriu que, embora 79% dos cães tenham comido grama, apenas 9% pareciam estar doentes anteriormente e apenas 22% vomitaram depois.

 

Em alguns casos, os cães podem muito bem comer grama para ajudar a aliviar os problemas gastrointestinais. Sempre vale a pena ir ao veterinário se seu cão estiver exibindo sinais como letargia, diarreia, dor de estômago ou perda de peso em conjunto com o consumo de grama, pois pode indicar uma doença gastrointestinal.

 

Porque está lá...

 

Mesmo que eles já estejam fazendo uma dieta saudável e suas necessidades de nutrientes vegetais estejam sendo atendidas, há uma chance de que alguns cães simplesmente comam grama por puro tédio, da mesma forma que às vezes lanchamos quando nossas mãos ou cérebros estão ociosos. A falta de estimulação pode ser a causa dessa compulsão. Seu cão está se exercitando o suficiente nos passeios ou quando você o deixa sair no quintal, ou ele está inquieto e pouco estimulado e começa a comer grama para se divertir? Tente brincar com ele, ou leve seu cachorro para correr para cansá-lo antes que ele caia na grama. E no dia a dia, certifique-se de que eles estão fazendo exercícios suficientes e tendo alguma forma de estimulação mental durante o dia. Um brinquedo de borracha recheado com petiscos de baixa caloria e congelado pode fornecer exercícios mentais, por exemplo.

 

Rolando na grama (e no lixo)

 

É talvez um dos comportamentos menos explicáveis ​​que vemos em cães - eles estão caminhando, com a pelagem limpa e brilhante ao sol, quando de repente se jogam em uma pilha de cocô, carcaça ou outra substância nojenta e começam a rolar enquanto olhamos com horror. Um pouco mais compreensível, eles também podem simplesmente se deliciar em rolar na grama “limpa”.

 

Existem algumas outras teorias sobre por que os cães rolam em coisas “sujas” que estão relacionadas ao comportamento ancestral.

 

Uma explicação é que os cães que rolam podem estar captando os odores fortes de animais em decomposição ou fezes para mascarar seu próprio odor, o que teria sido uma técnica útil para a caça. Se o cão (ou lobo) estiver coberto de cocô ou carniça (dois odores muito familiares para presas), eles têm uma chance melhor de se aproximar furtivamente de sua presa.

 

A outra teoria é que os cães gostam de depositar seu próprio cheiro nas coisas (seu cachorro já rolou como um louco em sua caminha nova?), ou mascarar as coisas que NÓS achamos que cheiram bem com coisas que eles acham que cheiram melhor.

 

Mas rolar na grama ou rolar em coisas desagradáveis ​​no chão também pode ser considerado apenas um comportamento divertido - uma expressão de felicidade ou o equivalente a uma boa coçada nas costas. “Grama, sujeira e cocô não são considerados sujos ou proibidos para cães”, diz a Dra. Andrea Y. Tu, DVM, Diretora Médica de Veterinários Comportamentais de Nova York.

 

Stanley Coren, PhD., professor do Departamento de Psicologia da University of British Columbia e autor de vários livros sobre comportamento canino, incluindo A Inteligência dos Cães (The Intelligence of Dogs) também sugeriu que esse comportamento estranho é pura estimulação sensorial, neste caso, para exercitar o poderoso sentido olfativo do cão. O Dr. Coren escreve: “Acredito que a verdadeira razão pela qual os caninos rolam de maneira orgânica em odores desagradáveis é simplesmente uma expressão do mesmo senso estético equivocado que faz com que os seres humanos usem camisas havaianas coloridas e extravagantes demais”.

 

Conclusão: Lembre-se de que só VOCÊ acha que shampoo e perfume cheiram bem; o nariz do seu cachorro sabe do que gosta, e às vezes rolar naquela coisa é a única maneira de se coçar.

Deixe um comentário

* Necessário